OGMO Paranaguá celebra 31 anos de história junto aos TPAS

OGMO Paranaguá celebra 31 anos de história junto aos TPAS

Data foi marcada com café da manhã em comemoração às conquistas

Por Gabriela Perecin

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO) de Paranaguá celebrou, na sexta-feira (22), seus 31 anos de trajetória com um café da manhã especial para os trabalhadores. A entidade exerce papel fundamental no setor portuário, promovendo iniciativas voltadas à qualidade do trabalho e à segurança dos operadores e trabalhadores portuários avulsos.

A ocasião marcou mais de três décadas de dedicação às categorias, destacando também o crescimento da participação feminina na atividade portuária.

União com os trabalhadores e conquistas

A diretora executiva do OGMO/Paranaguá, Dra. Shana Bertol, destacou que este é um momento histórico pela aproximação conquistada junto aos trabalhadores portuários avulsos – um desafio que perdurou por anos.

“Temos buscado essa união através de diversos programas, como o TPA Essencial e o acompanhamento de jornada. Queríamos demonstrar hoje o quanto nos preocupamos com os trabalhadores. Temos muito a comemorar nos últimos anos”, afirmou a diretora.

Entre os avanços mencionados por Shana, está a inclusão de mais mulheres no sistema orgânico. No último processo seletivo, vagas foram abertas também para funções como estiva, arrumadores, conferentes e vigias.

“Tínhamos apenas duas trabalhadoras avulsas, ambas conferentes. Trabalhamos para que mais mulheres viessem para o setor, porque o Porto se modernizou e oferece condições para essa participação”, explicou.

Ela ressaltou ainda que esse avanço só foi possível graças às ações voltadas à igualdade de gênero, ao investimento em tecnologia e à modernização das operações. E deixou uma mensagem de reconhecimento:

“O Porto não existiria sem vocês. Acredito que, com a nossa união, tornaremos a mão de obra portuária cada vez mais competitiva e essencial para o desenvolvimento da atividade portuária.”

Voz feminina no Porto

A TPA conferente, Marla Rodrigues de Oliveira, que atua há dois meses na atividade, é um exemplo da crescente presença feminina na área.

“Está sendo uma experiência incrível, estou gostando muito. Acredito que a mulher pode estar onde quiser. Estamos cada vez mais ocupando esse espaço que, no passado, era só dos homens. Juntas, estamos fazendo a diferença”, declarou Marla.

Reconhecimento da Frente Intersindical

O presidente da Estiva e da Frente Intersindical de Paranaguá, Luiz Fernando da Luz, ressaltou que a celebração simboliza a luta da categoria.

“O trabalhador luta por melhores condições, mas também pela nossa cidade, Paranaguá, que é o nosso berço. Nosso trabalho no Porto é nossa vida e nossa tradição. Se o trabalhador perde isso, perde sua referência. Parabéns ao OGMO, à administração atual e a todos os trabalhadores”, destacou.

O estivador João Bernardino, com 45 anos de atuação, também reforçou a importância da parceria:

“A Estiva se tornou um sindicato muito mais forte com a chegada do OGMO. A parceria está a contento e tende a melhorar ainda mais. Temos que parabenizar o OGMO por tudo que tem feito pelo Porto e pela Estiva.”, avaliou o trabalhador.

Fonte: JB Litoral

Mais Fotos



×