Entenda o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) abrange uma variedade de desordens do desenvolvimento neurológico que se manifestam desde o nascimento ou o início da infância. Entre essas condições, estão o Autismo Infantil Precoce, o Autismo Infantil, o Autismo de Kanner, o Autismo de Alto Funcionamento, o Autismo Atípico, o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, o Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.
Conforme definido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), um guia amplamente utilizado para diagnósticos, os indivíduos dentro do espectro do autismo podem apresentar dificuldades na comunicação e interação social, que podem se manifestar tanto na linguagem verbal quanto não verbal e na reciprocidade socioemocional. Além disso, é comum que apresentem comportamentos com padrões restritos e repetitivos, como movimentos contínuos, interesses fixos e reações moderadas ou intensas a estímulos sensoriais.
É importante ressaltar que, embora o autismo seja frequentemente denominado "autismo infantil", seu diagnóstico típico em crianças não implica que seja uma condição que se limita à infância. O TEA é uma condição permanente que afeta a vida da pessoa em todas as suas fases, desde a infância até a vida adulta.
Para saber mais sobre o autismo e suas características, convidamos você a visitar o site Autismo e Realidade.