OGMO/Paranaguá e Secretaria Municipal da Mulher unem esforços pelo fim da violência de gênero

OGMO/Paranaguá e Secretaria Municipal da Mulher unem esforços pelo fim da violência de gênero

Colaboradores do órgão receberam palestra com a temática de conscientização pelo fim da violência contra a mulher; homens foram impactados.

Luiza Rampelotti | JB Litoral

Na última terça-feira (22), uma importante iniciativa foi promovida pelo Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO/Paranaguá), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU). Em alusão ao “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência de gênero, os colaboradores receberam uma palestra para sensibilizar e fomentar o apoio à essa luta.
A secretária da Mulher, Vandecy Dutra, participou da ação, falando sobre diversos aspectos relacionados à proteção das mulheres e à importância de unir esforços para combater todas as formas de violência. “Esse momento proporcionou conscientização, reflexão, aprendizado, união e apoio às mulheres nessa luta. Essa mensagem será multiplicada pelos colaboradores, reforçando a importância da proteção às mulheres em nossa sociedade”, enfatiza.
Para a diretora executiva do OGMO/Paranaguá, Shana Bertol, o evento foi essencial e altamente produtivo. “Identificamos os tipos de violência contra a mulher, desde os aspectos físicos e psicológicos até os patrimoniais, sexuais e políticos. As discussões foram enriquecidas pela interação dos colaboradores, que puderam esclarecer suas dúvidas e contribuir para o valor do evento”, afirma.

Ações da SEMMU

A SEMMU tem desempenhado um papel ativo ao longo do mês de agosto, promovendo palestras, canais de denúncia, mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha e recursos de auxílio em Paranaguá. Os encontros têm sido realizados em escolas e empresas, com o propósito de sensibilizar os participantes sobre a relevância das denúncias e também conscientizar sobre as diversas formas de violência que as mulheres enfrentam cotidianamente, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais e morais.
Vandecy Dutra destaca que a Secretaria busca conscientizar sobre os direitos das mulheres e informar sobre os serviços oferecidos pela pasta e outros órgãos. “A união de esforços entre a SEMMU e as empresas instaladas no município representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as formas de violência de gênero são rejeitadas e combatidas ativamente”, diz a secretária.

O fim da violência contra a mulher é papel dos homens

O responsável pelo setor de Comunicação e Marketing do OGMO/Paranaguá, Reinaldo David, foi um dos impactados pela palestra, que, segundo ele, gerou profunda reflexão. “A palestra foi um verdadeiro despertar para nós, homens. Compreendemos que a luta contra a violência não é apenas uma questão das mulheres, mas sim um compromisso de todos nós em promover um ambiente seguro e igualitário. A partir do conhecimento adquirido, estamos mais conscientes dos desafios que as mulheres enfrentam e do nosso papel ativo na erradicação dessa violência. Juntos, estamos comprometidos em ser parte da solução e em construir um futuro em que a violência seja algo do passado”, conclui.

Fotos: Reinaldo David | OGMO/Paranaguá

Mais Fotos



×