Outubro Rosa
Na quarta-feira (26), o Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) do Trabalho Portuário Avulso de Paranaguá realizou um evento alusivo à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a respeito do câncer de mama. Na sede da empresa, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) conversaram com os colaboradores sobre prevenção, diagnóstico precoce e sobre o trabalho da entidade.
Durante a palestra, a presidente do Conselho Fiscal da RFCC, Cristiane Coral Damasceno, explicou sobre a rede. Além disso, a estudante de enfermagem, Paula Isabela, falou tecnicamente sobre a doença. Ela orientou a respeito da prevenção, autoexame, sintomas etc.
Outubro todo estamos fazendo essas palestras, é muito importante passar essas informações para as pessoas se conscientizarem, se cuidarem mais, não apenas em outubro, mas no ano inteiro, diz Cristiane.
Ela também comenta sobre a importância de levar orientação para dentro do ambiente de trabalho. Nós vemos o quanto os colaboradores ficam atentos, participam com perguntas, contam sobre experiências de saúde. Quero parabenizar o OGMO porque é importante a empresa se preocupar com os funcionários, conta.
Atualmente, o OGMO Paranaguá conta com 49 colaboradores, são 23 mulheres e 26 homens. Para o Outubro Rosa, eles realizaram uma campanha interna de arrecadação de alimentos para doação à Rede Feminina.
A diretora executiva Shana Carolina Colaço Bertol afirma que, anualmente, o órgão promove atividades diferenciadas nos meses de outubro (Outubro Rosa) e novembro (Novembro Azul).
Saúde, família, trabalho
Sempre fazemos questão de promover esses eventos nos meses de conscientização tanto do câncer de mama quanto do câncer de próstata, justamente pelo cuidado que temos não só com nossos colaboradores, mas também com seus familiares, porque eles transmitem esses ensinamentos que têm aqui para suas esposas, maridos, filhos. Temos uma ordem aqui no OGMO – saúde, família e trabalho, então temos que estar com a saúde boa, se cuidando, para cuidar da família, e para trabalhar e produzir bem, diz.
Ela também destaca que além de orientação e informação sobre o câncer de mama, o momento também é de descontração e união para os colaboradores. É uma oportunidade de interação que temos com todos os setores do OGMO. E, principalmente, a rede traz para nós, desde o ano passado, um sentimento muito grande de amor, porque saímos das palestras com muita ligação e vínculo, eles têm esse dom, conclui.
Uma das participantes da palestra foi a engenheira de segurança do trabalho do OGMO, Cristina da Silva Gouveia. Para ela, é fundamental trazer conteúdos informativos sobre saúde para dentro do ambiente de trabalho.
gente acaba esquecendo desses cuidados no dia a dia, a vida é bem corrida, família, trabalho, então é importante a empresa incentivar, trazer esses assuntos para nosso local. É um momento que faz a gente lembrar da importância de se cuidar, comenta.
Outra colaboradora presente foi a advogada Silvana A. Alves. É bom que se traga a conscientização para dentro das empresas como um lembrete que os colaboradores levem para suas casas e compartilhem com familiares. E mais, conscientizar-se que a prevenção não se faz somente em outubro e que não se protege e previne câncer de mama, mas todos os tipos de câncer, conforme campanhas realizadas. "De um modo geral busca-se não só conscientizar os/as colaboradoras mas o ser humano, que sempre importa." finaliza.
Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá busca dar assistência aos pacientes com câncer que vivem em situação de vulnerabilidade social desde 1966. São distribuídas cestas básicas, material de higiene, fraldas, suplementos alimentares e medicamentos (quando o SUS não fornece), também informações de prevenção para toda a população.
Atualmente, a Rede atende cerca de 80 pacientes e possui mais de 20 voluntárias que trabalham para difundir conhecimentos gerais sobre o câncer, organizar campanhas e angariar recursos regularmente para dar apoio ao paciente em tratamento.
Pela atuação em diversos setores, a RFCC é conhecida pelas ações de assistência a pacientes e familiares, prevenção, arrecadação, entre outras ações. As visitas do voluntariado aos pacientes, o suporte material oferecido, bem como as palestras de prevenção de câncer gratuitas em empresas e escolas são exemplos do humanismo e do afeto dedicados à comunidade.
Para continuar fazendo este trabalho tão importante, a Rede Feminina precisa de apoio da população. Pedimos para a população parnanguara, principalmente para as empresas, que nos ajudem a continuar dando assistência para os pacientes com câncer. Pedimos, também, por voluntárias que queiram se doar uma vez na semana, por quatro horas, nos procurem. Serão todas muito bem vindas, diz Cristiane.
Fonte: JB Litoral