Trabalhadores portuários, prestadores de serviço e funcionários de agências marítimas participaram, nesta semana, de um Diálogo de Segurança Integrado (DSI), promovido por equipes da Portos do Paraná e do Órgão de Gestão de Mão de Obra (Ogmo). A ação aconteceu na faixa primária do Porto de Paranaguá e contou com cerca de 50 participantes.
Segundo o gerente de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná, José Antônio Sbravatti Junior, o DSI é uma ferramenta pioneira no Brasil, que reforça a integração entre os diversos setores da atividade portuária. Desta vez, fizemos uma conexão com o Ogmo, o operador portuário Rocha e o contratante, que é a Klabin, explicou.
A proposta é falar sobre saúde e segurança do trabalho, fugindo um pouco da parte técnica, de procedimentos e regras, mas trazendo temas que façam os trabalhadores refletirem. Principalmente sobre os motivos pelos quais estão aqui na operação, sobre o autocuidado, para que eles realmente entendam a importância que têm para o trabalho portuário e para suas famílias, enfatizou Sbravatti.
Para Karla Alves Santos, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho no Ogmo, as ações integradas fortalecem os relacionamentos. Os diálogos mostram aos portuários que atuamos sistematicamente e em conjunto para melhorar progressivamente as condições de trabalho dentro do porto, valorizando a vida humana e trazendo benefícios a todos os que atuam no segmento, disse.
Para o gerente de Operações Portuárias do Rocha, Leonardo Pontin da Rós, a ação fortalece a cultura de segurança. Ações como essa, fazem com que a gestão se aproxime do time de base, para poder estar mais próximo da realidade, com assuntos objetivos, dedicados, focados, explicou.
A abordagem foi destacada, também, pelo técnico de Segurança da Logística Internacional da Klabin, Cleber Sancristian Moraes. É sempre bom lembrar que existem pessoas nos esperando em casa. Foi uma conversa objetiva na proposta, nas palavras, com conteúdo direto voltado aos trabalhadores, afirmou.
O DSI tem previsão de acontecer uma vez a cada dois meses, envolvendo diversas empresas que atuam no porto, em horários distintos e nas operações de embarque e desembarque de diferentes produtos.
Fonte: Portos do Paraná